Foi no início de 2015 que eu descobri o projeto 365 Nus do Fernando Schlaepfer. Já acompanhava o trabalho do fotógrafo há alguns anos e imaginava que qualquer projeto que ele colocasse em prática ia ser legal. Afinal, o Fernando Schlaepfer é bem conhecido no cenário de fotografia, música e moda no Brasil e você já deve ter visto algumas das suas fotos no Paparazzo, Globo.com e no site que ele fundou: o I Hate Flash.
Mas foi pensando em algo diferente e em algo mais pessoal que ele resolveu publicar uma foto de um nu masculino ou feminino no seu site. Uma foto nova por dia, durante todos os dias do ano. O projeto começou no aniversário dele em Abril de 2015 e vai continuar até abril de 2016. Uma foto por dia. Muito trabalho né? Pelas fotos abaixo, acredito que anda valendo muito a pena.
Um pouco das fotos do 365 Nus de Fernando Schlaepfer
Depois de publicar esse projeto no Pristina.org pela primeira vez e ter uma resposta bem legal do público do blog, acabei conversando com ele por e-mail numa curta entrevista que acabou sendo publicada alguns meses depois, em agosto de 2015. Lá a gente conversou sobre nudez, fotografia e sobre como foi fotografar o avô dele. Sobre esse ensaio, que foi um dos primeiros dos 365 Nus, o Fernando Schlaepfer respondeu isso aqui:
Meu avô é “naturista aposentado” – digo, é naturista e sempre será, mas não pratica o nudismo há anos porque os lugares que ele costumava frequentar ou não existem mais ou são longe pra caralho. Ele foi o vice-presidente da ACN (Associação Carioca de Naturismo) e durante muitos anos da minha infância e adolescência eu frequentei alguns clubes com ele, o que definitivamente é uma parte importante da minha relação com o nu.
Simples e direto e talvez um dos vários motivos pelos quais o 365 Nus acabou acontecendo. Se você gostou do projeto e eu sei que você gostou, acompanhe novidades direto no site que o Fernando Schlaepfer criou para o projeto e se junte a mim na torcida pelas novas fotos. Afinal, ainda temos algumas semanas para ver o que ainda vem por ai.