Skip to content

Esfinges de São Petersburgo

  • Viagem
  • 2 min read

Não é todo mundo que sabe que existem as Esfinges de São Petersburgo. Pelo menos, eu não sabia disso até o momento que o ônibus parou e eu vi aquelas duas estátuas na minha frente. A sensação de ver essas duas esfinges no meio da Rússia foi tão estranha que eu tive que pesquisar um pouco sobre o assunto.

Foi assim que eu descobri que as esfinges de São Petersburgo tem cerca de 3500 anos e são consideradas um dos melhores exemplos de arte do antigo Egito fora do país. Hoje elas estão na frente da Universitetskaya Naberezhnaya, as margens do rio Neva que corta a antiga capital russa. Mas, até alguns séculos atrás, elas estavam na frente da tumba do  faraó Amenhotep III .

As Esfinges de São Petersburgo

Tudo mudou para as esfinges em 1830 quando Andrei Muravyov, um russo que estava viajando pelo Egito, se deparou com as duas estátuas a venda. Ele entrou em contato com o embaixador da Rússia no Egito que informou o Imperador Nicolas I mas a compra acabou não acontecendo naquele momento. Primeiramente as esfinges foram para a França mas a Revolução Francesa acabou fazendo com que as estátuas fossem parar na Rússia e é lá que elas estão hoje.

Provavelmente, essas são as únicas esfinges do mundo que podem ser vistas cobertas de neve mas eu as visitei em Maio e o clima não estava permitindo isso.

Essas Esfinges foram a primeira coisa que eu fiz quando visitei São Petersburgo com o pessoal do Timetravels através do meu blog de viagem, o Fotostrasse. Preciso dizer que foi quase surreal sair do ônibus e ver um pedaço do Egito Antigo na Rússia. É ainda mais estranho quando você olha para o outro lado do rio Neva e enxerga todos aqueles prédios neo clássicos cheios de história. De um jeito ou de outro, sair daquele ônibus foi como uma viagem no tempo.

As Esfinges de São Petersburgo

As Esfinges de São Petersburgo

Universitetskaya naberezhnaya, 17
Sankt-Peterburg, Russia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.