O Elisabeth Sanatorium é uma clínica que foi construída em 1912 para o tratamento de tuberculose. A hoje abandonada clínica fica em Stahnsdorf, uma vila entre Potsdam e Berlin, e eu fui explorar o local em janeiro de 2015.
Cheguei lá numa fria manhã de domingo e o vento balançava as cortinas que ainda existem no lugar, deixando o lugar com um visual ainda mais tétrico do que eu esperava. A presença de um centro de treinamento de cães do outro lado da rua não facilitou nada meu passeio pelo local já que a cada latido, eu pensava que algo iria acontecer comigo. Mas, nada aconteceu e estou aqui escrevendo sobre o lugar para vocês.
O Elisabeth Sanatorium em Stahnsdorf foi fundando em 1912 com a intenção de tratar tuberculose. Walter Freimuth foi o responsável pela criação da clínica que ele resolveu chamar do nome da sua esposa. Tudo funcionou muito bem até 1933, quando os Nazistas subiram ao poder na Alemanha e a família judia de Walter Freimuth resolveu abandonar o país.
A clínica sobreviveu a Segunda Guerra Mundial e até 1967, continuou sua função original com cerca de 20 enfermeiras trabalhando no local. Foi ai que tudo mudou e o local se transformou em uma clínica dermatológica. Foi assim até 1994, quando foi abandonada. Hoje, não existe nada no local que lembre o que já funcionou por lá. As camas sumiram, as prateleiras foram roubadas e tudo está em pedaços.
Andar pelos corredores do Elisabeth Sanatorium é estranho já que o vento frio daquela manhã de domingo abria e fechava as portas do local. Tudo fazia um barulho estranho, como se alguém estivesse atrás de mim. Mas não havia ninguém lá. E, desde 1994, ninguém vai lá.
Se você quiser mais fotos do local, vai direto no artigo que escrevi sobre o Elisabeth Sanatorium no Fotostrasse.