Skip to content

Betapitch

O Betapitch foi a primeira aparição da Alfaiataria, agência que trabalho, aqui em Berlin. O evento aconteceu durante a Berlin Web Week em maio mas eu só lembrei que fiquei devendo um post sobre o assunto agora, e por isso esse post atrasado.

#betapitch
Primeiro, o que que é o Betapitch? O Betapitch é um evento voltado para start ups onde cada uma apresenta seu produto ou sua ideia e aquele que for escolhido entre o juri ganha a oportunidade de desenvolver seu produto/serviço no ambiente da Betahaus com algumas vantagens que o mundo gostaria de ter sempre.

Segundo, o que que a Alfaitaria foi fazer lá? Ah, a Alfaiataria desenvolveu há algum tempo um sistema de monitoramento de twitter chamado TwitRadar. Conhece? Se você trabalha com mídias sociais e internet, você deveria conhecer. Principalmente se você organiza eventos. E, em parceria com o pessoal da Betahaus, instalamos o TwitRadar no Betapitch e criamos uma forma diferente da platéia interagir com o evento e seus apresentadores. O legal é que tudo deu tão certo que conseguimos transformar a hashtag do evento em segundo termo no trending topic Alemanha e no de Berlin. Ótimos resultados para nosso primeiro trabalho aqui na Alemanha.

Voltando ao Betapitch. Uma coisa que achei bem interessante no evento foi a variedade de produtos e serviços que foram apresentados. Os vencedores não foram os meus projetos favoritos mas, eles conseguiram ganhar o juri e eu não sou nada perto daquele pessoal. Abaixo segue uma lista, com links, daqueles que participaram no Betapitch.

  • EinFach é um sistema de armários que você pode utilizar para alguns serviços e entregas. Não sei muito bem como explicar isso mas é como um sistema de caixas de correio onde cada caixa tem uma utilidade, que pode ser desde consertar sua câmera digital a lavar sua roupa. Você passa nesses armários, deixa suas coisas e pega no fim do dia. Sim, isso existe por aqui.
  • Optima Labs criou o produto que eu achei mais interessante. Um sistema de otimização do seu consumo de energia com uma interface online onde você pode editar e aprimorar o que anda sendo consumido em tempo real.
  • Shakebee fez uma apresentação legal e eu acabei baixando o aplicativo mas não consegui me acostumar com o que ele propõe. A ideia é usar de um sistema de toques e tremidas para enviar mensagens sem precisar digitar textos.
  • Entre todos que iam se apresentar no betapitch, o único que eu conhecia e usava era o Loopcam, que é um aplicativo online onde você monta gifs animados e sai divulgando eles pela internet. Já usei bastante dele mas hoje eu prefiro fotografias. Mas, vale a pena conhecer.
  • Greeguin foi um dos serviços que eu achei mais sem graça: uma espécie de kickstarter para projetos verdes. Eu gosto da ideia mas a forma com a qual eles colocaram em prática e a forma que eles falaram ficou devendo muito.
  • Mobeelizer é um sistema de sincronia na nuvel para aqueles que desenvolvem aplicativos móveis.
  • Get A Gig tem uma ideia que todo músico iria gostar que é um sistema de gerenciamento de shows e eventos online, alinhando músicos com locais de forma simples e direta. Esse pessoal tem futuro.
  • whyonw.it foi o fracasso do evento. Sem produto, sem site, sem serviço e cercado de baboseiras sem fim. Alguém perdeu seu lugar no betapitch para que esse cara perdesse o tempo de todo mundo. O bizarro é ver que, hoje, eles já tem algo no ar mas que eu só vi isso na busca por links.
  • Knowable.org foi um dos vencedores do Betapitch. A ideia deles é bem legal já que eles querem conectar uma rede de makers e inventores que possam ajudar comunidades carentes que possam precisar do conhecimento deles. Uma ideia que eu gostei muito e que tem um mercado bem grande. Quero ver como eles pretendem viabilizar o projeto financeiramente mas ai é outro papo.
  • O outro vencedor do dia foi o Somewhere, que pretende acabar com a forma que empresas contratam pessoas e como elas interagem entre si. A ideia é vender mais do que um cargo, a ideia é vender a empresa pela sua cultura, sua paixão, suas ideias e seu pessoal. Esse projeto foi aquele que me deixou mais curioso sobre como ele vai ficar depois dessa premiação. Ficarei de olho.

Leia mais sobre o betapitch, em inglês, no Venture Village.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.