Skip to content

Travessia do Pacífico por Robôs

A imagem acima é de um dos quatros robôs que foram jogados ao mar lá em São Francisco. Esses robôs são automáticos e não precisam de nenhum controle humano, dai a importância dessa travessia do Pacífico.

Construídos pela Liquid Robotics, esses 4 robôs vão viajar juntos até o Havaí, de onde se dividirão em pares. Sendo que um par vai para o Japão e outro para a Austrália.

Eles são impulsionados pela força das ondas e se localizam graça a luz do sol que carrega seus sensores, que estarão coletando informações sobre salinidade da água, temperatura, luz e oxigênio.

O que eu acho mais interessante aqui é que o recorde de viagem marítima sem o controle do homem pode ser quebrado com esses robôs. Fico imaginando como esses robôs poderiam ser usados para exploração, limpeza e sei lá mais o que nos mares do mundo.

A Liquid Robotics é liderada pelo James Gosling, um dos pais do Java, e ele diz que esse é um desafio tecnicamente interessante e que pode salvar o mundo, além de ser economicamente viável. E essas três coisas raramente vem junto. Vamos ver o que acontece.

via

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.