Sempre acho estranho sair lendo posts por ai onde o autor diz estar prevendo o futuro. Já li muitos artigos falando sobre aquele produto que iria matar o iPod, muitos falando sobre o fracasso de um sistema operacional e a gente sabe que isso quase nunca tem um pingo de acerto.
Porém, acho que já podemos dizer que o dia de ontem marcou o fim do SMS como conhecemos. Digo isso pensando no que o lançamento o iMessage vai causar no mundo nos próximos dias, semanas, meses.
Comprei meu primeiro celular em 1999 ou 2000, não lembro bem. E algumas horas depois, minha mãe me mandava uma pequena mensagem falando que ela adorava essa modernidade que era o SMS. Imagino o que ela poderia fazer hoje, e fico com medo.
Você pode estar pensando que grande parte das funcionalidades que o iMessage tem já existiam antes com o What’sApp e outros sistemas de mensagem. Você está mais que certo. Mas, imagina que agora eu não preciso baixar o aplicativo. Ele já vem no meu celular e eu não preciso configurar nada. Não é como o BBM que preciso de PINs e coisas assim. Não é como o Google Voice que tem seus SMS gratuitos se você estiver nos Estados Unidos. Tudo pode ficar diferente agora.
Imagine você como operadora pensando em todos aqueles iPhone enviando cada vez menos SMS. Acho que elas não vão ficar muito felizes com isso. Mas eu vou.
Fico imaginando qual pode ser o segundo passo desse processo. O iMessage, hoje, só funciona entre iOS e iOS. Mas, imagine se um upgrade faça ele funcionar com o iChat? Sem novos aplicativos, sem novas configurações, sem nada.
E o interessante não é só o que a Apple vai fazer. Quero ver quando o Google responder e criar o mesmo serviço para seus Androids. Quero ver quando a Microsoft criar o mesmo serviço para seus Windows Phone. E quero ver quando eles liberarem o API disso tudo e alguém criar uma forma de juntar isso tudo no mesmo lugar. Pronto. Tchau SMS.
Pode não parecer muito, mas a facilidade de “vir instalado” foi um dos responsáveis pela grande troca do ICQ pelo MSN. Eu bem que tentei, mas ouvi muitas vezes isso: Pra que baixar outro se tem um que já vem junto?
Também essa facilidade que deixou o IE muitos anos na liderança e é uma das coisas otimas do gmail é já ter lá o google Talk, com zero de instalação.
Fatalmente todo mundo vai na onda e integrar tudo vai ser natural mesmo.
O que me deixa feliz é acabar com a farra dos SMSs que poderia custar nada ou bem perto disso, mas as operadoras insistem em cobrar um absurdo por um serviço que não gera nenhum custo para elas.
Pra mim qualquer coisa que tire uma fonte de renda das teleoperadoras é grande vantagem.
Até lá tem tempo… não é todo mundo que tem iPhone.
Implementamos uma solução com a Vexx, e o retorno é absurdo!