As pesquisas mais improváveis e inúteis do mundo são premiadas com o Prêmio IgNobel. Como acompanho essa premiação tem anos, precisava compartilhar com o mundo os meus vencedores favoritos de 2009.
- Na categoria de descoberta veterinária, Catherine Douglas e Peter Rowlinson descobriram que vacas que tem nome dão mais leite do que aquelas que não tem nome.
- O IgNobel da Paz ficou para a equipe da Universidade de Berna na Suiça que pesquisou se seria melhor tomar uma garrafada na cabeça com a garrafa cheia ou vazia.
- Na área de Medicina, a descoberta mais importante foi o estudo que questionava se a artrite poderia ser causada por estalar os dedos. Donald Unger estalou os dedos da mão esquerda durante mais de 60 anos, nunca estalando os dedos da mão direita. Essa foi a pesquisa da sua vida e você pode ler sobre isso aqui.
Veja todos os prêmios IgNóbeis desde 1991 no Improbable Research. Aproveito e assumo publicamente o meu erro sobre o vencedor da pesquisa de biologia de 2001. O estudo vencedor não falava sobre pironecrobestialidade e sim sobre necrofilia homossexual em patos. Desculpe, eu estava errado por todos esses anos.