Skip to content

12 Características dos Nativos Digitais

  1. Todas as ideias competem no mesmo patamar. As ideias na web são seguidas e não impostas, ganham tração de acordo com o seu mérito e não por poderes políticos ou por serem patrocinadas.
  2. Contribuição conta mais do que a credencial. Quando você coloca um vídeo no You Tube ninguém pergunta se você fez curso de cinema. Na web não importa sua posição, currículo ou título acadêmico, importa o conteúdo e criatividade.
  3. Hierarquias são naturais, não impostas. Em um fórum de discussão aqueles que contribuem com as respostas mais resolutivas e inteligêntes ganham mais respeito de seus colegas. A hierarquia nasce de baixo para cima.
  4. Líderes servem, não presidem. Não existe poder formal, o papel do “líder online” é servir a comunidade.
  5. As tarefas são escolhidas, não impostas. As pessoas que escolhem escrever em um blog, trabalhar em um projeto open-source ou participar de fóruns de discussão, o fazem por escolha própria.
  6. Grupos se auto definem e se auto organizam. Podemos nos relacionar e acompanhar somente aquelas pessoas e/ou empresas que escolhemos. Sabe aqueles “colegas” de trabalho que você precisa conviver diariamente em reuniões ou projetos? Na web isso não existe.
  7. Recursos são atraídos, não alocados. Online, o esforço humano é atraído por projetos que façam sentido para o indivíduo. Os recursos não são alocados de maneira política e hierárquica. A web, é uma economia de mercado onde milhões de pessoas escolhem como e aonde irão gastar o seu tempo e atenção.
  8. O poder vem através do compartilhamento de informação, não da mentalidade de escassez. Para ganhar influência e status online, você precisará doar seu conteúdo e conhecimento.
  9. As opiniões se acumulam e as decisões são julgadas pelos seus colegas. A sabedoria das multidões chega ao seu ápice no universo online. As ideias ganham seguidores e esse movimento pode causar disruptura em instituições offline.
  10. Os usuários podem vetar muitas das políticas decididas. Você pode ter criado e desenvolvido a comunidade online, mas os usuários é que são os donos.
  11. As recompensas intrinsecas possuem mais valor. Dinheiro é ótimo mas não deixe de levar em conta o reconhecimento e prazer de construção de algo que faça sentido para as pessoas.
  12. Hackers são heróis. As comunidades online tendem a seguir aqueles que possuem uma visão anti-autoritária e transgressora

via SOLOMON » Blog Archive » Geração Facebook.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.