O comportamento de adolescentes na internet é um tópico extremamente interessante para todos os que trabalham com publicidade online. Eles são a primeira geração a “sempre” possuir o contato com essa tecnologia e, por isso, acabamos pensando que o uso que eles fazem dela é melhor do que aquilo que fazemos. Acho que não. É só ler o texto abaixo que podemos mudar um pouco algumas conclusões.
Para manter contato com a minha equipe de basquete (idades entre 11 e 19) temos uma lista de discussão (40 membros), um blog, uma comunidade no Orkut (80 membros), sendo que esta última eles fizeram.
Minha observação: se eu mandar algum aviso na lista de discussão, diversos não vão saber em tempo, pois não consultam email regularmente.
Se eu postar no blog é pior ainda, pois eles somente vão lá quando sabem que tem fotos ou vídeos publicados.
Na comunidade do Orkut é mais fácil que leiam. Porém, o que eles lêem sempre são os recados do Orkut. Lêem, também, se eu colocar o recado ao lado do meu nome no MSN.
Eles comentam as fotos e vídeos no Orkut, mas não no blog. Eles divulgam os links de fotos do Orkut, mas não os do blog (públicos).
Eles não usam o Gtalk, que é acoplado ao Orkut. Fazem chat nos scraps de alguém ou no MSN.
Antes dos albuns do Orkut, alguns tinham “flogão”, agora não mais.
Não conhecem o twitter e nem rss. Outra atividade frequente online são os jogos.
Sabem fazer um blog e os fazem se professores pedem na escola. Poucos tem blog por interesse próprio.
Os de 10 a 12 anos usam menos o Orkut; usam mais o MSN e os jogos.