Skip to content

Eles não precisam de um Diretor de Arte

É estranho chegar a essa conclusão mas eu não acho que aquele lugar onde você trabalha precisa de você como Diretor de Arte. Não acho que eles precisam de um designer também. O que eles precisam é de um operador de photoshop, alguém que saiba colocar em prática todas as ideias geniais que eles dizem ter. Alguém que não pense muito e obedeça todos os pedidos, por mais absurdos que eles sejam. É isso que eles querem e não acho que eles querem você.

Afinal, um designer é, no fundo, um resolvedor de problemas. Sejam eles visuais, conceituais ou seja lá o que for. E se um designer resolve problemas, ele é obrigado a passar parte do tempo dele procurando soluções, organizando pensamentos e estruturando respostas. O que fazer então quando as respostas já vem prontas? Quando o briefing não faz sentido ou quando você é chamado apenas para deixar aquela ideia um pouco mais agradável?

Se sua função é colorir wireframes, animar folders e transferir aquele comercial de tv para o youtube, você não é um diretor de arte. Aliás, você é o que? Você passou por todos aqueles anos de estudo para fazer isso? Todas aquelas noites mal dormidas estudando serviram para isso?

Aprender a trabalhar com as ferramentas é o lado fácil da profissão. Sentar no Photoshop e criar aquele layout lindo é fácil. Hoje temos tutoriais para tudo, qualquer um pode aprender a mexer num Dreamweaver e montar um site. O diferencial que procuramos é outro. Você precisa saber o motivo pelo qual fez aquilo tudo, você precisa saber os porquês e os conceitos.

Mas o principal é, você precisa saber porque que resolveu trabalhar com isso.

4 thoughts on “Eles não precisam de um Diretor de Arte”

  1. Deve ser por isso que a porcentagem de diretores de arte abandonando a publicidade, têm crescido vertiginosamene, desde 2010.

  2. não foi aquele gordo riquinho metido a ‘cozinheiro’ que não sabe operar nenhum software que fez esse desenho ? ah… entao tá explicado.

  3. caro felipe,
    voce diz que designer é aquele que nao cria solucoes e nao fica animando folders e colocando videos na internet.

    mas voce também se enquadra bem nesse texto, pois vendo o seu portfolio, ou é rabisco mal-feito e colorido de pessimo mal-gosto ou é campanha chupada de folders.

    o resto do tempo livre voce passa fotogrando janelas e parques enchendo o blog de imagem. Isso quando nao está puxando o saco de alguem melhor que voce (o que vce voce pelo menos acha que é melhor que voce).

    tudo farinha do mesmo saco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.