blog.ftofani.com / Esse é o blog pessoal do Felipe Tofani. Onde ele escreve e comenta sobre tudo que acha interessante mas não necessariamente é.

A Melhor Interface é Nenhuma Interface

A Melhor Interface é Nenhuma Interface

Acordei hoje com um link apontando para a palestra que Golden Krishna deu no SXSW em 2013 onde ele apresenta seu conceito de que a melhor interface é nenhuma interface. Palestra essa que virou livro e que tem conceitos bem interessantes. Afinal, vivemos hoje num mundo onde estamos quase viciados em telas. Temos telas nos nossos notebooks, nos nossos celulares, nossos relógios tem telas e, com o crescimento do famoso Internet of Things, nossa geladeira vai passar a telas. Precisamos disso tudo?

In this amusing, smart, and brave case against our screen-based world, Golden Krishna reinforces his position as one of the world’s foremost thinkers of user experience design. _Martin Thornkvist:: Conference Director, The Conference by Media Evolution

Como o próprio autor diz, estamos em uma relação de amor com interfaces digitais. Nós vivemos com elas nas nossas salas de reunião, nos nossos quartos e nos nossos banheiros. Telas e interfaces digitais tomaram conta da nossa vida. Tenho certeza de que, hoje, vou passar muito mais do que 12 horas ligado em, pelo menos, uma tela de computador. Enquanto escrevo isso, tenho 3 telas ligadas e funcionando aqui na minha frente. Isso sem contar com aquelas que estão desligadas.

E não sei se isso está ajudando a gente em alguma coisa. 

Tenho trabalhado com startups e tecnologia tem uns anos e tenho prestado atenção nas soluções que surgem e elas são quase sempre iguais. Você precisa rezar? Temos um app para você. Você está doente? Pegue nosso app, abra no seu celular e veja como resolver esse problema. As soluções dos nossos problemas parecem vir de uma forma repleta de distrações e que, não necessariamente, vão resolver o problema que temos. 

Eu acredito que deve ter uma forma melhor de lidar com isso tudo e é isso que confirmei na palestra do Golden Krishna logo acima. Assista e pense um pouco no que ele diz. Faz muito sentido.

A Melhor Interface é Nenhuma Interface

A imagem de destaque aqui veio do nointerface.tumblr.com