House of Soviets é um enorme prédio de arquitetura brutalista que pode ser encontrado no meio de Kaliningrado, na Rússia. Não existe nada maior do que essa construção por lá e pode ser visto de todos os lugares da cidade, o que é visto por muitos russos como sendo uma mancha suja no meio de Kaliningrado. Muitos dizem isso porque esse é um projeto arquitetônico fracassado que está abandonado. Mas muitos reclamam do visual estranho do local e algumas pessoas até dizem que o prédio parece com a cabeça de um robô que parece ter sido enterrado. É sério isso.
Eu estive em Kaliningrado nos últimos dias de Outubro de 2017 e a House of Soviets me chamou a atenção desde meu primeiro momento por lá. A construção pode ser encontrada na praça central da cidade, bem perto de onde existiu o Castelo de Königsberg. A House of Soviets foi construído no poço que cercava o castelo e, na imagem abaixo, você pode entender melhor o que estou querendo dizer já que as ruínas do castelo estão na frente e o prédio mais atrás.
Já que a House of Soviets é um prédio abandonado no meio de Kaliningrado e os cidadãos da cidade reclamam da estética dele, porque que a cidade não demoli o prédio e constrói outra coisa no local? Essa é uma pergunta complicada que eu não sei responder e, acredito que, ninguém sabe direito o que vai acontecer ali.
A House of Soviets foi construída seguindo influências estéticas da construção de Brasília e nas obras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa mas é meio complicado enxergar as referências nesse prédio construção abandonada. Talvez você possa enxergar as referências mas…
The House of the Soviets is an abandoned building in the middle of #Kaliningrad that stands where the Königsberg Castle used to be. Brutalism architecture at its best and it also looks like a robot’s head. You saw it too. #fotostrassegoestokaliningrad #vscocam #fotostrasse #travel
416 Likes, 14 Comments – Fotostrasse: Travel Photo Blog (@fotostrasse) on Instagram: “The House of the Soviets is an abandoned building in the middle of #Kaliningrad that stands where…”
Para saber mais sobre a House of Soviets e sobre minha viagem para Kaliningrado, você precisa ir no link abaixo que conta mais sobre tudo que eu fiz por lá.
Pingback: Um Logo para o Departamento de Turismo da Rússia via @pristinaorg