Skip to content

Cerveja barata e serviços que demoram para serem instalados

  • Pessoal
  • 3 min read

jardim do zoológico

Hoje eu deveria estar comemorando meu primeiro mês aqui em Berlin. O maior período de tempo que já passei fora do Brasil também não deve ser esquecido. Mas aqui estou eu tentando enviar arquivos para um trabalho que andei fazendo nessas semanas.

Muita coisa já aconteceu nesse mês. Agora já posso me considerar um pouco mais alemão já que agora tenho um apartamento em Neukölln e estou nesse eterno processo de colocar coisas nele. Foi isso que eu fiz nesses últimos dias: viagens de trem para a IKEA, passeios a pé até a Bauhaus e a montagem de móveis seguido de furar a parede. Nunca me diverti tanto #ironia.

Neukölln é um bairro estranho que não tem cara de nada que eu tenha conhecido no Brasil. Pelo que li por ai, mais de 40% da população daqui é feita de imigrantes. Você vê africanos, árabes, turcos, vietnamitas e sei lá mais o que pelas ruas. Algumas mulheres de burcas surgem as vezes e nunca vi tantos muçulmanos na minha vida.

Essa imigração massiva fez do bairro um lugar bem exótico. Você pode comer comida indiana, vietnamita, turca e alemã sem sair do mesmo quarteirão. E é comum escutar pessoas falando no celular em uma língua que eu não consiga reconhecer.

Nas minhas outras viagens, sempre fui confundido com árabes e paquistaneses devido a minha barba. Sim, isso ocorre muito mais vezes do que eu esperava. E, aqui, cercado de árabes, é estranho ver o olhar deles pra mim. Acho que eles não esperavam ver um barbudo tatuado com cara de árabe. Mas até agora essa curiosidade só se limitou a olhares perdidos quando ando por ai.

Uma coisa bem estranha aqui é como o alemão usa o tempo contra ele. Ontem fui tentar abrir uma conta no banco e descobri que a pessoa responsável por fazer isso não se encontrava por lá. No Brasil, outra pessoa apareceria do nada e faria isso para mim. Ou eu esperaria um pouco e alguém viria me ajudar. Não aqui em Berlin. O que ocorreu é que, como o responsável não está, tive que agendar um encontro com ele para daqui a uma semana. Sim, uma semana para abrir uma conta. O pior nem é isso. Quanto tempo demorar pra ocorrer a instalação de internet a cabo aqui? Pelo menos 3 semanas. Sim, 3 semanas para que uma pessoa venha aqui na minha casa e puxe um cabo com internet para mim. Enquanto isso eu sobrevivo com um stick USB pré pago com limite de banda e com algumas constantes visitas ao Neukölln Arcaden para usar a conexão wi fi deles.

A vida é essa. Cerveja barata e serviços que demoram para serem instalados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.