Skip to content

Mike Monteiro na Interaction Design Association

  • Design
  • 2 min read

Sempre que posso, acabo assistindo alguma palestra online onde um designer que eu aprecie e respeite fala sobre um pouco da sua experiência de trabalho e de vida. Então você deve ter imaginado a minha felicidade quando me deparei com o Uideo.net, um site repleto de palestras com designers sobre design e tudo mais que eu adoro.

Foi a no Uideo.net que me deparei com uma palestra do grande Mike Monteiro no Interaction Design Association de 2014 onde ele fala sobre design, seus pontos de vista sobre trabalho e onde que todo designer poderia melhorar.

Preciso dizer que essa uma hora de palestra do Mike Monteiro em vídeo me ajudou mais do que os meus dois primeiros anos de faculdade. Assisti esse vídeo tem uns 4 dias e algumas das ideias dele ainda estão reverberam na minha cabeça. Tem muito tempo que isso não acontece e foi por isso mesmo que resolvi publicar esse video aqui.

O foco da conversa do Mike Monteiro é as 13 maneiras com as quais designers atrapalham apresentações para clientes. Gosto do tema e ando sofrendo um pouco com isso atualmente. Sofro com isso devido a barreira linguística e devido a dificuldade das pessoas que trabalham comigo de entender direito o que é design. Não trabalho em agência e a área de design onde trabalho representa menos de 10% da estrutura da empresa. Somos uma minoria vocal por lá mas que precisa aprender a falar melhor.

E é isso mesmo que eu gostei de ver nas palavras do Mike Monteiro. No vídeo acima você vai ver vários erros que, imagino, já cometeu e que não quer mais repetir. Desde começar uma apresentação pedindo desculpas a querer ser um amigo do cliente. De atitudes defensivas sem motivo algum a um foco excessivo em detalhes como fontes e tipografias escolhidas.

Leia mais sobre a conversa de Mike Monteiro direto no site dele.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.