Skip to content

Jacob’s Ladder

  • cinema
  • 2 min read

jacobs_ladderJacob’s Ladder é daqueles filmes subjetivos que você precisa ver mais de uma vez para entender completamente tudo que o filme pode dizer. Como eu assisti apenas uma vez, ainda estou meio perdido quanto a isso tudo.

O filme começa com Jacob Singer e sua tropa no Vietnam até que eles são atacados de surpresa. O ataque é caótico e tudo termina com Jacob sendo ferido. De repente você está numa estação de metrô no meio de Nova Iorque. Como se ele estivesse de volta para casa e querendo colocar sua vida nos eixos. Mas ele começa a ter experiências estranhas, começa a ver coisas, seus sonhos não são aquilo que ele vive e ele passa a não conseguir separar a realidade daquilo que ele sonha. E você começa a se perguntar: O que realmente aconteceu com ele no Vietnam?

Conheci o filme graças a uma lista de 15 filmes mais perturbadores já feitos e esperava algo completamente diferente. Jacob’s Ladder é daqueles filmes onde você não sabe o que está acontecendo até que o filme acaba. Onde a realidade do personagem principal passa por tantos locais que te deixa sem saber o que é real e o que é sonho dele.

O que mais gostei do filme é sua aura de terror que não chega a ser apenas sobrenatural mas também psicológico. A forma com que Adam Lyne trata a continuidade da história tira toda a base do que é real de Jacob mas também de toda audiência. Como se você estivesse ali para conseguir colocar a história toda no lugar e descobrir a raiz de todo o mistério de Jacob.
If you’re frightened of dying, and you’re holding on, you’ll see devils tearing your life away. If you’ve made your peace, then the devils are really angels, freeing you from the Earth.

Eu se fosse você não perdia seu tempo e assistia esse filme. Vale muito a pena.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.