Skip to content

Instagram e a simplicidade digital

  • Mobile
  • 2 min read

Muito se fala sobre simplicidade digital mas faltam exemplos de qualidade quando esse é o assunto. Na maioria das vezes o site tenta ser tudo para todo mundo perdendo um pouco o foco do essencial. Mas parece que ultimamente algumas aplicações móveis estão tentando simplificar as interações o máximo possivel, criando uma experiência ainda melhor para todos nós.

E um dos melhores exemplos disso é o Instagram. Você deve estar lendo esse nome pela internet nos últimos dias. Afinal, o Instagram é o aplicativo do momento, o hype mais hype dos últimos dias. Mas o que que esse aplicativo faz? Ele resolve um problema muito simples. Ele transforma aquelas fotos de celular em algo interessante. Através de filtros com um visual retrô, ele transforma aquelas fotos de celular em algo mais bonito. Com isso ele banaliza totalmente todo o conceito de fotografia e, ao mesmo tempo, cria uma nova cria de pseudo fotógrafos.

Um dos pontos mais interessantes do Instagram é mesmo a simplicidade. Ele só funciona na plataforma iOS, você tira fotos, adiciona seus amigos, dá um like e comenta na foto e vê quais são as fotos mais populares. Só isso. A graça é essa. Se ele tivesse mais elementos, ele não seria o Instagram. Seria um mix de flickr com hipstamatic, ou algo assim.

A pergunta que eu vejo por ai é, porque que ninguém tinha pensado nisso antes? Porque que empresas inovadoras como o Google, não fizeram nada assim? Simples, a falta de simplicidade na estrutura das empresas. Quando você tem que ser tudo para todo mundo, você acaba sendo nada para todos eles. Além de perder seu tempo tendo que resolver problemas demais em sistemas demais.

Sou fã do Instagram desde o primeiro contato. Baixe o aplicativo e vire mais um fã

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.