Skip to content

Eu me prometi Serifas

  • Design
  • 2 min read

Fiz uma promessa para 2009 e nela eu dizia que iria usar mais fontes serifadas. Pode ser uma promessa boba para vocês mas para mim é uma mudança de ares quase que completa.

Desde que comecei a brincar com programas gráficos em meados de 1998, eu sempre tive uma preferência pelas fontes não serifadas. E, quando comecei a me interessar realmente por design e, depois por tipografia, percebi meu grande interesse pela estética limpa, reta e nada clássica das não serifadas. Tanto que minha fonte favorita é a Trade Gothic.

Foi exatamente por isso que resolvi mudar e resolvi adotar fontes serifas nos meus trabalhos, onde é que elas possam ser inseridas. E, dessa forma, fui descobrindo fontes que eu conhecia muito a distância mas que estão se tornando minhas favoritas.

Uma delas é a Bodoni, que foi desenvolvida em 1798 e cujos traços demonstram um tradicionalismo ambíguo que pode puxar para uma estética moderna mas sem perder os traços característicos da fonte. Outra fonte que ando gostando muito é a Clarendon, cujas serifas são mais fortes e passam uma personalidade ainda maior para essa fonte de 1845.

Mas chega de falar de fontes e segue abaixo alguns links que andam me ajudando nessa busca por uma variação visual no que eu chamo de design.

Mas termino o post com uma pergunta: Qual é a sua fonte serifada favorita?

5 thoughts on “Eu me prometi Serifas”

  1. Clarendon eu acho animal.

    Gosto da Rotis também. Existem versões com serifa, sem serifa e uma ‘semi-serif’ que é bem legal.

    A Trajan eu até gosto, mas a frequência com que é utilizada faz com que eu a evite quando posso. (BTW estou usando agora para o filme da vez da Fox…)

    Outras 2 são fontes free. Union e Mido. Acho bem bonitas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.