Skip to content

Quatro Regras que John Maeda segue para viver melhor

Foi em 1999 que John Maeda escreveu uma série de quatro regras que ele deveria seguir para viver melhor. Elas surgiram na época que ele começou a trabalhar como professor no MIT e estava tentando entender melhor todos os conceitos de liderança que o mundo estava discutindo. Foi daí que surgiu a ideia para essas regras, uma forma de viver melhor consigo mesmo e com a sociedade que nos cerca.

Mas, mesmo com quatro regras tão simples, John Maeda afirma que ele fracassa mais do que acerta no seu dia a dia, afinal as regras podem ser simples mas nosso comportamento é algo diferente de simples. Mas, mesmo assim, ele ainda considera que as quatro regras são válidas e importantes para guiar seu comportamento.

Como eu gostei bastante do que ele escreveu, fui obrigado a reproduzir o que ele escreveu sobre essas regras logo abaixo. Tudo em uma tradução livre do artigo original.

A primeira regra é simples: Não fale mal dos outros. De acordo com John Maeda, é natural do ser humano falar mal dos outros para tentar se sentir melhor sobre si mesmo. Mas, ao mesmo tempo que ele entende isso, ele admira muito quem consegue viver bem sem agir dessa forma.

Evite o comportamento passivo agressivo é a segunda regra de John Maeda e aquela que eu acredito ser a mais complicada de seguir para mim. Para ele, ser honesto e respeitoso é a melhor forma de passar uma mensagem difícil. Por mais que eu concorde com isso, ainda acredito ser um pouco complicado colocar isso para fora.

Ouça tudo que dizem mas não hesite nas suas decisões. Quando você tem um cargo de liderança, as pessoas dependem das suas decisões. E, ao fazer isso, eles estão colocando em você a responsabilidade de um possível fracasso. Então, sua posição aqui é a de escutar o que toda sua equipe tem a dizer, somar tudo que foi dito e usar disso para decidir o que fazer. Mas, por mais que todos tenham falado, a responsabilidade é toda sua. Se você estiver errado e aceite seu erro e pronto. Se acertar, comemore junto com seu time e continue trabalhando.

Quando errar, admita o erro, peça desculpas e continue. Ninguém é perfeito e não existe como viver e não cometer erros. Se você não quer cometer erros, você não vai fazer nada. O que acaba podendo ser visto como um erro também. Para John Maeda, o que deve ser feito é simples: aceite o erro e a responsabilidade por tudo e continue vivendo sem ficar paralisado por isso.

Admiro o trabalho de John Maeda há vários anos e acho que passei a gostar dele ainda mais depois de me deparar com suas quatro regras para viver melhor. Para ver o conteúdo original, clique no link abaixo.

As Quatro Regras que John Maeda segue para viver melhor

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.