Skip to content

Picasa: Foi um prazer em conhecê-lo

  • Fotos
  • 3 min read

Ontem fiquei sabendo de que o Google vai cancelar o desenvolvimento do Picasa para focar o trabalho no Google Photos e a primeira coisa que passou na minha cabeça foi “O Picasa ainda existe?”. Parece que sim. Só não sei se alguém ainda usa o serviço.

O Picasa é um desses serviços do Google que não fazem muito sentido hoje em dia. O mundo era diferente quando o Picasa surgiu em 2002 e o Google era outra empresa quando adquiriu o serviço de fotografia em 2004. Com o surgimento do Google Photos, não faz sentido manter o Picasa.

De acordo com Anil Sabharwal, chefe de desenvolvimento do Google Photos, o Picasa está sendo aposentado nos próximos meses para que uma melhor experiência fotográfica seja criada. Foram vários meses de decisões e considerações até que a decisão seja tomada e, agora, o Google vai focar em apenas um produto e serviço voltado para fotografia.

Se você é um usuário do Picasa, algo que eu duvido que ainda exista, você pode fazer a migração do serviço para o Google Photos. É só fazer o login no Google Photos e você vai se deparar com uma opção para importar suas imagens.

Se você não está preparado para dizer adeus ao Picasa, não se preocupe. O Google não vai aposentar o Picasa amanhã. Vai demorar alguns meses para que isso aconteça e você ainda tem tempo.

No dia 15 de março, o download do Picasa desktop vai desaparecer mas você vai poder continuar usando o software. O Google só não vai atualizar ou oferecer suporte mais. Web Albums continuam existindo até o início de Maio e depois eles vão parar em algum lugar que eu ainda não sei.

Lembro de usar o Picasa para organizar as fotos que tirava com a primeira câmera digital que comprei, lá em meados de 2003. Passei a usar o serviço ainda mais quando o Google adquiriu a empresa e acabei de ver que ainda tenho algumas fotos por lá de passeios por Belo Horizonte em 2006. Mas é isso. Nunca mais usei e nem sabia que essas fotos existiam.

Esse é um dos problemas que vejo no Google de hoje em dia. Eles são uma empresa que foi crescendo com os anos, tentando fazer tudo ao mesmo tempo. E alguns projetos foram sendo perdidos com o tempo.

O Feedburner é um dos que passa na minha cabeça toda vez que penso no assunto. Um dia alguém vai perceber que o serviço precisa ser atualizado e ele vai desaparecer.

Fico feliz de ver que o Google vai focar seus esforços em um serviço tão bom quanto o Google Photos. Ando usando tem alguns meses e já convenci algumas pessoas a usarem o serviço. Acredito que esse futuro desenvolvimento tem muito para ajudar a tornar o sistema ainda melhor e se você quer saber mais sobre o Google Photos, leia o que eu escrevi sobre o serviço há alguns meses.

Então, Picasa, foi um prazer usar seus serviços há mais de dez anos atrás. Obrigado por ter sido uma versão melhor do iPhoto. Foi um prazer.

Moving on from Picasa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.