blog.ftofani.com / Esse é o blog pessoal do Felipe Tofani. Onde ele escreve e comenta sobre tudo que acha interessante mas não necessariamente é.

Udita Arise

Udita Arise acompanha um grupo de mulheres do Bangladesh

Tenho que agradecer ao pessoal do Rainbow Collective pelo filme Udita Arise que assisti na semana passada no lançamento da DNA Merch aqui em Berlin. Esse documentário conta um pouco do dia a dia das mulheres que trabalham produzindo as roupas baratas que compramos.

Udita Arise acompanha um grupo de mulheres do Bangladesh que trabalham produzindo as roupas baratas que vemos em lojas como H&M e Zara. No filme você acaba descobrindo como que o trabalho delas é mal pago, repleto de abusos físicos e mentais e como ele pode melhorar.

No filme, dá para entender um pouco mais sobre o impacto que a tragédia do Rana Plaza causou a população local e como, mesmo devagar, as coisas parecem estar melhorando. E essa melhora anda acontecendo baseado na criação de sindicatos e em coletivos que lutam pelo aumento de salários, melhores condições de trabalho e todos aqueles direitos de trabalho que temos em países avançados.

Assista o filme por completo acima e dê uma passada no crowdfunding que o pessoal do DNA Merch está fazendo.

Udita Arise e a luta de classes no Bangladesh