Skip to content

Visitando o Sowjetisches Ehrenmal Schönholzer Heide em Berlim

  • Berlim
  • 4 min read

Domingo aqui em Berlin é um dia para sair de casa e tentar ver alguma coisa nova. Pelo menos é essa a mentalidade que ando tendo há algumas semanas já que os dias andam cada vez mais curtos e preciso ver um pouco de vida lá fora antes que o inverno comece pesado por aqui.

Nesse fim de semana, resolvi ir para o norte da cidade numa região que nunca tinha ido antes e foi lá que encontrei o Sowjetisches Ehrenmal Schönholzer Heide. Esse nome estranho pode ser traduzido como Memorial Soviético em Schönholzer Heide, que é um parque em Pankow. E as fotos desse post são de lá.

Já conhecia os outros dois Memoriais Soviéticos que existem aqui em Berlin mas nunca tinha ido nesse dai e achei que esse domingo poderia ser um bom dia para explorar o norte da cidade. Mas, acho que só eu acreditei nisso já que o dia ficou com um clima fechado o tempo todo e ainda peguei uma chuva de gelo quando estava chegando por lá. Mas, chega disso, deixa eu contar a história do lugar.

Domingo aqui em Berlin é um dia para sair de casa e tentar ver alguma coisa nova. Pelo menos é essa a mentalidade que ando tendo há algumas semanas já que os dias andam cada vez mais curtos e preciso ver um pouco de vida lá fora antes que o inverno comece pesado por aqui.  Nesse fim de semana, resolvi ir para o norte da cidade numa região que nunca tinha ido antes e foi lá que encontrei o Sowjetisches Ehrenmal Schönholzer Heide. Esse nome estranho pode ser traduzido como Memorial Soviético em Schönholzer Heide, que é um parque em Pankow. E as fotos desse post são de lá.

Com o final da Batalha de Berlin e a derrota alemã na Segunda Guerra Mundial, a União Soviética do Stalin não sabia muito bem o que fazer com aqueles mais de 80 mil perdas militares que eles tiveram por aqui. Então, para marcar a contribuição soviética na derrota do fascismo alemão, acabou se construindo alguns memoriais pela cidade. O maior deles fica em Treptow, o mais famoso deles fica no Tiergarten e o Schönholzer Heide acaba sendo deixado de lado por sua posição geográfica desfavorável. Mas, pelo que eu vi por lá, acredito que mais pessoas deveria ir passar por lá.

O memorial e cemitério de guerra começou a ser construído em 1947 e ficou pronto para acomodar mais de 13 mil soldados dois anos depois. O projeto arquitetônico ficou a cargo de K.A. Solowjow, M.D. Belawenzew und W.D. Koroljow e do escultor G. Perschudtschew. E quando você entra no memorial, consegue ver que o trabalho deles ainda marca mesmo passado tantos anos.

A entrada é guardada por dois blocos de granito marcados com chamas de bronze e a entrada principal é decorada com relevos em bronze mostrados o povo soviético lutando e lamentando as mortes em batalha. Ali você vê também o brasão de armas soviético, frases de Stalin e um grande mural representando a União Soviética mas que deixa um clima meio egípcio devido as urnas também presentes ali.

O cemitério foi planejado para das destaque a uma estátua da Mãe Rússia chorando a morte de seu filho. Essa estátua guarda um obelisco e é cercada com mais de cem placas de bronzes marcando os nomes dos poucos soldados russos que acabaram sendo identificados.

Se você já foi nos outros memoriais soviéticos de Berlin, acho que você não vai ficar muito impressionado já que aqui você não vai ver tanques e nem uma estátua como aquela que existe em Treptow. Porém, a experiência de visitar o Sowjetisches Ehrenmal Schönholzer Heide continua sendo interessante. Além de que o parque perto, o Volkspark Schönholzer Heide, é uma caminhada bem legal.

Se você quiser chegar lá, o Sowjetisches Ehrenmal Schönholzer Heide fica em Schönholz e você pode chegar lá pegando o S25, o S1 ou o S2.


View Larger Map

Se quiser ver mais fotos do Sowjetischer Soldatenfriedhof num set no Flickr

Essa visita foi inspirada por um post num dos meus blogs favoritos sobre Berlin: Sowjetisches Ehrenmal Schönholzer Heide | Digital Cosmonaut.

Dá para ler mais sobre o memorial na wikipedia: Soviet War Memorial (Schönholzer Heide)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.