Skip to content

Hartmut Esslinger e seus protótipos para a Apple

  • apple
  • 3 min read

No início dos anos 80, Steve Jobs comandava uma Apple que estava em crise. Os computadores que eles produziam estavam perdendo mercado para a IBM e ele queria mudar isso de alguma forma. É ai que entra Hartmut Esslinger, fundador da frog design.

O CEO anterior da Apple, Michael Scott, havia criado diferentes áreas de negócio para cada linha de produtos. Dentro dessas linhas de produtos, existia um diretor de design e ele criava a direção que seus produtos deveriam seguir. Dessa forma, os produtos da Apple começaram a não compartilhar muitos elementos em comum e os problemas de design começaram a surgir.

Hartmut Esslinger foi chamado para ajudar a resolver esse problema inspirado pelo trabalho que Richardson Smith Design Agency havia feito para a Xerox. Onde os designers da empresa trabalharam lado a lado com a Xerox para criar uma linguagem de design que pudesse ser implementado em toda a organização da empresa. Três direções foram escolhidas por Steve Jobs e sua equipe de design para que uma delas se tornasse a linguagem da Apple. Uma delas era “O que a Sony faria se ela fizesse computadores”. A outra era chamada de “Americana” e deveria conectar a alta tecnologia com os princípios de design clássico americanos. A terceira direção ficou na mão de Hartmut Esslinger e poderia ser qualquer coisa. Poderia ser algo completamente inesperado e foi aquela que acabou sendo escolhida pela Apple. E se tornou o visual conhecido como Snow White que reinou nos produtos da Apple entre 1984 e 1990.

Hartmut Esslinger_Apple_01

Hartmut Esslinger_Apple_02

Hartmut Esslinger_Apple_03

Hartmut Esslinger_Apple_04

Hartmut Esslinger_Apple_05

Hartmut Esslinger_Apple_06

Hartmut Esslinger_Apple_07

Hartmut Esslinger_Apple_08

Hartmut Esslinger_Apple_09

As imagens desse post são do livro design forward que mostra a visão estratégica de design que Hartmut Esslinger e sua frog design criaram e como esse posicionamento pode inspirar a mudança criativa no mercado.

via hartmut esslinger’s early apple computer and tablet designs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.